Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2011

" Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas "

Enquanto estudava Alfabetização havia um trecho deste texto, fiquei com ele na cabeça... Finalmente achei onde colocá-lo. Estava craniando uma atividade que envolvesse escrita para colocar no envelope com as avaliações de meus alunos, então pensei: Coloco linhas no envelope e dito a frase para que eles a escrevam , assim posso exemplificar com atividades de campo aos pais as hipóteses de leitura e escrita em que as crianças se encontram. Antes li o texto para eles  e dei exemplos mais simples e cotidianos para que eles entendessem. Ao final perguntei à  eles :  Nossa escola/turma é gaiola ou asas ? Eles, em uma só voz, afirmaram :

ASAS!!!!!!!!!!!!!!!!

Fiquei muito feliz, pois estou encoranjando-os a voar. Muitos já estão voando, outros estão na pontinha do galho e logo, logo estarão voando pelos céus e eu ficarei lá do galho, observando orgulhosa a espera de novos passarinhos que virão para o meu ninho...

AH! Os envelopes! Tentei tirar fotos para postar aqui, mas a bateria dele estava fraca e não consegui

 Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

2 comentários:

  1. Muito bom o texto!!! Também adoro os comentários metaforicamente inteligentes, do Rubem Alves, sobre educação.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!
    Recebi seu comentário no post. Me informe um email para contato ou envie um email para datrinodesign@hotmail.com para conversarmos melhor!
    obs: Sou pedagoga e amo Rubem Alves!!!
    Ótima escolha!
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino
    datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir